sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Negociações Coletivas dos Vigilantes 2016


Negociações Coletivas 2016

Comunicado sobre o andamento das negociações coletivas da categoria – Data Base – 1º de Janeiro/2016


Prezados (as) companheiros (as):

Gostaríamos de informá-los sobre o andamento das negociações coletivas da categoria de Vigilância e Segurança Privada para data base 1º de Janeiro de 2016.

No dia 16 de novembro de 2015, após amplo e democrático processo de unificação das pautas de reivindicação dos Sindicatos Profissionais de todo o Estado de São Paulo, a FETRAVESP protocolou no Sindicato Patronal (SESVESP), a pauta unificada dos Sindicatos dos Vigilantes do Estado de São Paulo com as reivindicações dos trabalhadores das empresas prestadoras de serviços de vigilância.

Recebeu como resposta do Sindicado Patronal uma contraproposta que inicialmente negava qualquer avanço à classe trabalhadora. Seguiu-se troca de propostas e argumentos e foi realizada uma reunião geral de negociação em 10/12/2015, com a presença das representações de trabalhadores e empresas.

Durante a referida reunião várias cláusulas de direitos dos trabalhadores foram discutidas, mas as principais reivindicações não foram atendidas, o que vem demonstrando um acirramento da costumeira posição inflexível das empresas, que neste ano estão tentando obter vantagens de argumentos que se baseiam na crise econômica do País, o que é inaceitável para nós, trabalhadores.

Diante de tal realidade, a FETRAVESP juntamente com os Sindicatos do Estado solicitaram auxílio do Ministério do Trabalho, através de um procedimento de mesa redonda para tentativa de mediação das negociações coletivas; que será realizada no dia 17/12/2015.

Iremos reforçar as nossas reivindicações, que consideramos justas e condizentes com a realidade que atravessamos e que foram aprovadas por nossos trabalhadores, e lutar para que o acordo, caso realizado, esteja em consonância com os nossos anseios e com a possibilidade real dos empresários. Dentre nossas propostas e nossos objetivos para esta data-base, estão principalmente as seguintes:
·         Reposição da inflação (reajuste) dos últimos 12 meses, ou seja, de dezembro/2014 à novembro/2015, segundo o índice apurado pelo INPC do IBGE.
·         Aumento Real de 5%, cumulativo com o índice de reajuste da inflação (acima)
·         Ticket Refeição de R$ 25,00, com redução concomitante no percentual de desconto.

Importante destacar que, como se faz todos os anos, além das cláusulas econômicas, outros direitos já garantidos aos vigilantes em Convenção Coletiva têm sido discutidos de maneira a aperfeiçoar a norma existente na categoria.

Caso não haja sucesso na tentativa de conciliação no processo de mediação do Ministério do Trabalho, a Federação e os Sindicatos se reunirão juntamente com sua experiente assessoria jurídica, com a finalidade de buscar as medidas objetivas e/ou processuais/judiciais que se mostrarem mais convenientes.

É importante que estejamos unidos, pois como dito as negociações neste ano tem apresentado grau elevado de dificuldades, e temos que estar preparados até mesmo, se for o caso, para uma greve dos vigilantes a partir de Janeiro/2016.

Observação:
A FETRAVESP, por si e por meio dos Sindicatos dos Vigilantes a ela filiados, comunicará oficialmente aos trabalhadores sobre o resultado da mediação no Ministério do Trabalho; e sobre eventuais providencias posteriores que venham a ser tomadas e também acerca de um possível movimento grevista que venha a ocorrer no início de 2016.
 Atenciosamente,
 
FONTE : FETRAVESP

3 comentários:

  1. Q aconteceu entao dia 17

    ResponderExcluir
  2. Porque. Que. Um. Vigilante. Resende. Tão. Pouco.

    ResponderExcluir
  3. A questão maior nem eh o q aconteceu,e sim , os vigilantes q nem ao menos souberam .. alias .. nem procuram saber o q esta acontecendo.. tds reclamam de td .. mais só visão salarios melhores e nada mais além disso ..

    ResponderExcluir