sábado, 23 de março de 2013

Greve dos Vigilantes 2013 X Contribuição Assistencial


Estamos em plena luta pelos nossos direitos de receber o adicional de 30%, (LEI Federal Nº 12.740, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2012.), (publicado no DOU de 10.12.2012.)

E o seu sindicato o que tem feito por você?

Se fizermos uma breve pesquisa na internet, veremos que a grande maioria dos Estados Brasileiros que conseguiu o adicional de 30%, só conseguiu com movimentos grevistas; esta é a realidade.

Também com uma breve pesquisa é possível constatar que alguns Sindicatos têm feito bem pouco, ou quase nada para mudar esta realidade!

Vale a pena continuar pagando a contribuição assistencial para estes Sindicatos que pouco ou quase nada fazem por nós?


Veja o que diz a CLT sobre as contribuições:


A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) admite que os sindicatos cobrem três tipos de contribuição: a Sindical, a Confederativa e a Assistencial.

  • A contribuição sindical é a única obrigatória. Todos os trabalhadores devem pagar um dia de serviço ao sindicato, como forma de manter a instituição. O valor sempre é descontado no mês de março. Para os trabalhadores autônomos ou profissionais liberais,

  • Para a contribuição confederativa ser cobrada, precisa ser aprovada em assembléia geral do sindicato da categoria. O valor é definido em assembléia e serve para custear a confederação à qual é filiado o sindicato. Ela deve ser cobrada apenas dos trabalhadores sindicalizados.

  • Já a contribuição assistencial também é estipulada em convenção e tem o objetivo de cobrir custos adicionais do sindicato. O trabalhador tem o direito de optar por não pagar essa contribuição, mas precisa deixar isso expresso em declaração de próprio punho, que deve ser entregue na sede do sindicato, em prazo estipulado durante a convenção coletiva da categoria.

Veja agora o que diz a CCT, sobre as contribuições Assistenciais ou Negocial:



Convenção Coletiva de Trabalho em sua Cláusula 55 – CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL OU NEGOCIAL – PARÁGRAFO QUARTO:

 O direito de oposição aos referidos descontos, configurado como ato individual e autônomo do trabalhador, será garantido

Aos empregados representados pelo Sindicato dos Vigilantes de São Paulo; aos empregados representados pelo Sindicato dos Vigilantes de Barueri; aos empregados representados pelo Sindicato dos Vigilantes de Campinas; aos empregados representados pelo Sindicato dos Vigilantes de Piracicaba; aos empregados representados pelo Sindicato dos Vigilantes de Ribeirão Preto; aos empregados representados pelo Sindicato dos Vigilantes de Presidente Prudente; aos empregados representados pelo Sindicato dos Vigilantes de Sorocaba; e aos empregados que eventualmente estejam representados diretamente pela Fetravesp (bases inorganizadas),desde que não associados/filiados, mediante protocolo pessoal de documento escrito de próprio punho, em suas respectivas sedes.

Aos empregados representados pelo Sindicato dos Vigilantes de Limeira; aos empregados representados pelo Sindicato dos Vigilantes de Osasco; e aos empregados ~ representados pelo Sindicato dos Vigilantes de Santos; desde que não associados/filiados, mediante protocolo pessoal de documento escrito de próprio punho, -em sua sede, no prazo de 30 (trinta) dias contados do início da vigência da norma.

Aos empregados representados pelo Sindicato dos Vigilantes de Bauru, que compuserem a base de incidência da sua contribuição (apenas os não associados/filiados), mediante protocolo pessoal de documento escrito de próprio punho, a qualquer tempo no curso de cada ano, em sua sede.

Aos empregados representados pelo Sindicato dos Vigilantes de Mogi das Cruzes, aos empregados representados pelo Sindicato dos Vigilantes de São José do Rio Preto e aos empregados representados pelo Sindicato dos Vigilantes de São José dos Campos; desde que não associados/filiados, mediante protocolo pessoal de documento escrito de próprio punho, em sua sede, no prazo de 20 (vinte) dias contados do início da vigência da norma.

Aos empregados representados pelo Sindicato dos Empregados Operacionais e Administrativos e aos empregados representados pelo Sindicato dos Vigilantes de Jundiaí, desde que não associados/filiados, mediante protocolo de documento individual escrito, a qualquer tempo e de qualquer forma.

Aos empregados representados pelo Sindicato dos Vigilantes de Araraquara; mediante protocolo de carta ou notificação escrita, a qualquer tempo e sem necessidade de comparecimento pessoal.

Aos empregados representados pelo Sindicato dos Vigilantes de Barretos, desde que não associados/filiados, mediante protocolo pessoal de documento escrito de próprio punho, em sua sede, no prazo de 10 dias a contar do primeiro desconto.

Aos empregados representados pelos demais Sindicatos Profissionais, desde que não associados/filiados, mediante protocolo pessoal de documento escrito de próprio punho, em suas respectivas sedes, no prazo de 10 (dez) dias contados do início da vigência da norma.
___________________________________________________________________

Vamos a luta vigilantes, se nem com greve conseguimos nossos direitos Vamos mexer no bolso dos Sindicatos.
____________________________________________________________________

Veja Também:
Contribuições aos Sindicatos, o que deve ou não ser descontados!


13 comentários:

  1. meu sindicato é de ribeirão preto, não vou cancelar pois estou satisfeito com o apoio que temos por aqui.
    mas é uma boa oportunidade de dar uma resposta aos sindicatos que estão mais a favor dos patrões do que dos empregados.

    abaixo a contribuição sindical \O/..

    ResponderExcluir
  2. Na região de Assis é uma vergonha, não se tem respaldo nenhum de sindicato algum.

    ResponderExcluir
  3. Bauru tambem e uma bosta, nao estao nem ai com nosso trabalho. Nao luta por nada. Agora estao querndo pagar os 30% em 6% em 2013 6% 2014 6% 2015, nao um absurdo isso ? Cade a nossa prsidnta nessa horas ? Ja que ela assinou a lei, a mesma tem que obrigar as mpresas pagarem. Igual ela fez com a lei das domesticas.. Nao e verdade ? Abraco a todos Fiquem com Deus.....

    ResponderExcluir
  4. Realmente o sindicato d bauru é uma merda, o jamanta q é o presidente só tm ferrado cm os vig. Se a gente liga lá p reclamar eles dizem q c não estamos contente é só pedir a conta e procurar outro emprego.
    acho q todos deviriam desfiliar dessa merda d sindicato, já q não nos serve p nada.

    ResponderExcluir
  5. concordo plenamente o sindicato ak de sp capital e uma merda nao faz nada pelos vig e quando faz e so para prejudicar tira de a plr q era para ser pago no dia 25 de março , como o sondicato aceita proposta das empresa de segurança para pagar a plr so em julho vc acha q o sindicato esta do nosso lado as coisas so funcionam com greve e sem a greve tambem nao vamos receber os 30% de periculosidade. Apoio greve

    ResponderExcluir
  6. Vários sindicato se encostaro no bandeira linde sindical carioca quero ver agora o rio conseguimos . E Sao Paulo e um bando de lixo esses sindicato de merda se quer recebe bem o vigilante em suas sede vergonha e revolta

    ResponderExcluir
  7. Eu me decepcionei com o sindicato de São Paulo (Seevissp), que fez um acordo ridículo com os empresários ..........O que eu pude fazer, eu fiz, foi deixar de ser sócio do sindicato. Agora vou correr atrás para que não descontem essa tal de contribuição assistencial. Eles não merecem receber nem um centavo, pelo que estão fazendo com a nossa categoria profissional. Porto Alegre, Florianópolis,Curitiba,Rio de Janeiro,Belo Horizonte, e em muitas outras cidades os SINDICATOS locais conseguiram os 30% já nesse ano e aqui em São Paulo, nós estamos com um acordo vergonhoso e ridículo feito pelo SEEVISSP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você se não está satisfeito desfilie-se, mas não esqueça de abrir mão do que seu sindicato conseguiu para você já que não quer contribuir não deve ter direito de usufruir. E vai negociar com o salario com seu patrão.

      Excluir
  8. Falar a verdade,todos os sindicatos da nossa categoria é assim uma facção criminosa,aqui na baixada agente tira liquido pra ser xingado na porta giratória e humilhado 980,00 reais é um absurdo tomar um tiro na cara por esse valor bando de safados esse sitragenlitoral.......

    ResponderExcluir
  9. companheira ou companheiro tudo bem,concordo plenamente com vcs,+a questão não é essa,porque falta união em nossa categoria:: nós tinha tudo para ser bem remunerado+por falta de união e de nosso sindicato que bosta::baixo salário e condição de serviço é uma vergonha...ninguém aguenta+essa situação!!!vamos paras ruas protestar para uma condição de serviços melhor e de uma vida saudáveis...abraço!!!

    ResponderExcluir
  10. amigos e colegasdeprofissao esta na hora de nós vigilantesse unir e acorda vamos fazer igual o p-ovo vamos para a rua revindicar nosso valor como profissional vamos gritar melhor salario e mais reconhecimento em nossa profissao pois nao é facil ficar de frente com uma porta giratória garantindo a segurança de pessoas que nos nao conhecemos e ficar ouvindo chingamento destasmesmo pessoas

    ResponderExcluir
  11. se nós não nos valorizarmos não sera os empresários que vai fazer isso por nos porque para eles nos somos apenas mais um

    ResponderExcluir