sábado, 2 de outubro de 2010

Vigilantes pedem aprovação de projeto de Serys

Delegações de vigilantes de todo o país lotaram as galerias do Plenário em sessão especial do Senado que celebrou, nesta segunda-feira (26), o Dia Nacional do Vigilante, comemorado em 20 de junho. A manifestação foi organizada pela Confederação Nacional dos Vigilantes e Prestadores de Serviços e teve por objetivo pressionar o Congresso a aprovar projeto que regulamenta o pagamento de adicional por risco de vida para a categoria. A sessão foi comandada pela Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) e solicitada pelo Senador Paulo Paim (PT-RS).


Atualmente, tramitam no Congresso três projetos de lei que tratam do assunto, tendo como medida básica o pagamento do adicional de 30% sobre o salário dos vigilantes a título de periculosidade, de autoria da senadora Serys. São eles os PLS 387/09 e 682/07, de autoria, respectivamente, do senador Paulo Paim e da senadora Serys , e o PLC 220/09, da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Valorização


Na sessão especial, Serys pregou a valorização do trabalho dos vigilantes - atualmente, são cerca de 1,8 milhão de profissionais registrados no ramo. Conforme a senadora, esses profissionais sofrem discriminação por não terem direito ao adicional de periculosidade. Serys reconheceu que a segurança privada cresce a cada dia no país e que o trabalho dos vigilantes envolve riscos concretos. Por isso, ela defende a aprovação de projeto que concede o benefício.



No entender de Paulo Paim, a sessão especial não era apenas para homenagear o Dia dos Vigilantes, mas de protesto, no sentido de sensibilizar o Congresso a votar projeto que concede o adicional de 30%. O senador defendeu ainda piso salarial "decente" para os vigilantes e aposentadoria especial aos 25 anos de serviço para toda a categoria.



Presente à sessão especial, o ex-deputado federal Chico Vigilante defendeu a aprovação de lei disciplinando a atividade da categoria que, informou, movimenta por ano mais de R$ 15 bilhões.

3 comentários:

  1. todos os vigilantes agradesem qualquer beneficio que venha somar ao nosso pobre salario,pena que ainda exista sindicatos fracos e conivente com as campanhas salariais das empresas,sim,pois sao elas que decidem o valor do almento salarial,bem ao menos aqui na paraiba

    ResponderExcluir
  2. eu já procurei mas não encontrei uma lei que me defina se certo ou errado oque a empresa que eu trabalho faz :
    operadores de sistema
    -não temos vale refeição
    - não temos fale transporte
    -trabalhamos 6 hs semanais e 12 hs nos finaisde semana , essas 12 hs são interuptas , se direito a alimentação
    -o adicinal noturno é de acordo com a vontade do patrão
    -auxilio medico não temos
    Se caso alguem poder me ajudar eu agradeço .

    ResponderExcluir
  3. moura

    todo e qualquer aumento para os vigilantes sao bem vindos pois estamos ganhando um salario de mizeria em sao paulo obrigado por vs lutarem por nos que nao temos ninguem por nos

    ResponderExcluir