domingo, 12 de julho de 2009

Polícia Federal regulamenta uso de armas não-letais para vigilantes

9 de Julho de 2009

Agora é Lei - Polícia Federal regulamenta uso de armas não-letais para vigilantes
A Polícia Federal regulamentou, via portaria, o uso de armas não-letais para os cerca de 410 mil vigilantes de todo o país. A categoria tem quase o mesmo contingente de policiais militares, 411 mil, segundo o Ministério da Justiça. Os seguranças, no entanto, terão de fazer um curso específico para o uso do armamento.A portaria determina ainda que armas de calibres 32 e 38 só podem usar os vigilantes que trabalham em bancos, fazem transporte de valores ou escolta armada de caminhões de carga. Mas todos vão poder agora usar armas não letais, antes exclusivas da polícia e guardas municipais, entre elas o spray de pimenta, as algemas e a pistola de choque. Todo esse material só entra no Brasil com autorização do Exército e o uso é fiscalizado pela Polícia Federal.
A pistola de choque, por exemplo, usa uma munição com alcance de até dez metros.
- Nesse disparo saem dois feixes, que é positivo, negativo, como se fosse um anzol, que vai pegar no teu corpo e vai paralisar seus músculos voluntários. Os involuntários, coração, pulmão, que causa morte, ela não para - explica o empresário Flávio Sandrini.
Além do curso de formação, que é obrigatório, os vigilantes vão ter que fazer também um curso específico.
- Visa melhorar o treinamento dessas pessoas já que esse armamento não-letal é feito para não causar dano, mas deve ser bem utilizado para atingir essa finalidade - afirma o delegado da Polícia Federal, Guilherme Lopes Madarena.
Fonte: Jornal O Globo

8 comentários:

  1. muinto bom ate que enfim alguem lebrou da nossa categoria de vigilante pois somos nois quem protegemos algumas vidas e dai alguns orgão não tão nem ai para nossos direitos
    agradeço ao orgão competente pois precisamos mais atenção pois alguns de nois levamos essa classe a serio

    ResponderExcluir
  2. levo tao a serio esta categoria que e a dos vigilantes ate hoje estou na ativa 39 anos de serviço;quero parabenizar a policia federal por ter regulamentado uso de armas nao letal para nos.

    ResponderExcluir
  3. "A escala de grandeza demonstrada pela Polícia Federal, pelo reconhecimento da área dos Agentes de Segurança Privado; merece toda nossa admiração". Força e Honra...

    ResponderExcluir
  4. Kkkk
    Ja viu quanto é o custo e que é dividido em duas extensões 1,2 cada uma um valor absurdo.
    E fora que você faz o curso e fica tendo que orar praticamente pra empresa fornecer tais equipamentos kkkk
    Acredito que pra esses tipos de armamento, teria que ser igual ao kit de primeiros socorros, você poder comprar e usar no serviço.

    ResponderExcluir
  5. Achei muito interessante,assim iremos trabalhar com mais segurança..

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a polícia federal pelo reconhecimento a os vigilantes,que defende os bens e a vida de terceiros,mais não tem o reconhecimento da lei para salvo guardar a própria vida seu bem maior

    ResponderExcluir
  7. fora do serviço. pode usar arma de choque e spray de pimenta ?

    ResponderExcluir