sábado, 2 de março de 2013

Greve dos vigilantes da Bahia será decidida pela justiça


A audiência que começou às 14h30 desta quinta-feira (28) não deu resultado


Uma hora de reunião não foi suficiente para os vigilantes e as empresas chegarem a um acordo na tarde desta quinta-feira (28). De acordo com a assessoria de comunicação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT/BA), a audiência, que começou às 14h30, não deu resultado e o caso será julgado no dia 7 de março.

A audiência de julgamento acontecerá às 14h, novamente no prédio do TRT, em Nazaré. Ela será mediada pela desembargadora Sônia França, que foi sorteada como relatora do caso.

Carregando bandeiras e cartazes de protesto, os vigilantes lotaram a audiência nesta quinta-feira (28) e alguns trabalhadores inclusive tiveram que ficar do lado de fora. A sessão foi mediada pela presidente do TRT, a desembargadora Vânia Chaves.

A audiência realizada nesta quinta-feira (28) buscava a conciliação entre os trabalhadores e as empresas de vigilância, mas o pagamento dos 30% de adicionais de periculosidade segue impedindo o acordo.

O Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado da Bahia (Sindesp-BA) recusa-se a pagar o adicional, por falta de regulamentação da norma pelo Ministério do Trabalho, apesar de a lei já ter sido sancionada. Os vigilantes já recebem 18% do “adicional de risco” previsto na última convenção coletiva vigente.

Após a sessão, os trabalhadores em greve fizeram manifestação e seguiram em passeata. O caso deve ser decidido na audiência de julgamento do dia 7, quando Sônia França vai apreciar a liminar que requer da Justiça posicionamento quanto à legalidade e abusividade do movimento grevista.

Entenda o caso
A greve começou na última terça-feira (26), atingindo estabelecimentos como hospitais, escolas, shoppings e principalmente bancos. De acordo com informações do Sindicato dos Vigilantes da Bahia (Sindvigilantes-Ba), o motivo para a paralisação é a falta de pagamento de algumas empresas de vigilância do adicional de periculosidade de 30% que está previsto em lei sancionada no fim do ano passado.

Segundo o Sindicato dos Bancários da Bahia, todos os bancos públicos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNB) suspenderam o atendimento em todas as agências. Já em diversos agências de bancos privados, o funcionamento está mantido apesar da ausência dos vigilantes.

Nesta quarta-feira (27), cerca de 200 trabalhadores realizaram uma passeata na região do Iguatemi. O grupo seguiu em direção à avenida Tancredo Neves, que concentra diversas agências bancárias.


Fonte: Correio24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário