domingo, 15 de março de 2009

" Vigilantes vão proteger caixas eletrônicos à noite "

"A Polícia Federal, considerando pedido formulado pela Federação dos Vigilantes, aprovou parecer que obriga os Bancos a incluírem no seu plano de segurança, também profissionais vigilantes junto aos caixas eletrônicos. Ganha a população e os usuários do sistema, e ganham os vigilantes, com maiores oportunidades de emprego. Veja matéria publicada no Jornal da Tarde"

Decisão do Ministério da Justiça obriga bancos a dispor de seguranças armados nos caixas eletrônicos contíguos às agências. A medida pode ajudar a baixar os índices de seqüestros relâmpagos na cidade

Seguranças armados, câmeras de vídeo, cabines blindadas e equipamentos de filmagem. Agora é a vez de os caixas eletrônicos terem a sua vigilância reforçada. Em 14 de maio, a Comissão Consultiva para Assuntos de Segurança Privada (CCASP) da Polícia Federal, ligada ao Ministério da Justiça, acolheu pedido da Federação dos Trabalhadores em Segurança Privada, Transporte de Valores, Similares e Afins do Estado de São Paulo (Fetravesp) para aumentar o efetivo de vigias em agências bancárias, decidindo que, a partir daquela data, todos os caixas eletrônicos instalados nas ante-salas das agências bancárias deverão contar com a presença diária de um ou mais seguranças armados, no período das 10h às 22h, para dar maior segurança aos clientes. "Além de gerar empregos ao setor de segurança privada, a medida também pode ajudar a baixar os índices de seqüestro relâmpago, uma vez que a presença de vigias armados inibiria a ação de bandidos", opina Carlos Alberto Silveira, assessor do sindicato. De acordo com ele, levantamento feito no ano passado e entregue à Delegacia de Controle de Segurança Privada (Delesp) da Polícia Federal revelou que mais de 100 agências bancárias em São Paulo só possuem um vigia armado durante o expediente bancário, enquanto outras nenhum, o que contraria a Lei nº 7.102/83, que disciplina a atividade de segurança privada. "Sem contar que, em muitas agências, pelo fato de estarem separados do núcleo central da agência, os caixas eletrônicos costumam ficar desprovidos dos instrumentos de segurança exigidos por lei, o que põe em risco a segurança dos clientes", argumenta. No entendimento da Polícia Federal, os caixas eletrônicos são anexos dos bancos e, em razão da gama de serviços de natureza essencialmente bancária que prestam - saques, depósitos, pagamentos, saldos em conta, transferência de fundos etc -, devem se submeter aos mesmos critérios de segurança exigidos às agências bancárias pela Lei 7.102. "Assim", explica Cassandra Ferreira Alves Parazi, responsável pela emissão de portarias de planos de segurança da Polícia Federal, "ao elaborar o plano de segurança que submetem anualmente ao Ministério da Justiça para poder funcionar, os bancos ficarão obrigados a incluir os dispositivos de segurança que serão disponibilizados aos caixas eletrônicos contíguos a eles, bem como estender ao espaço físico onde se localizam os caixas o sistema de alarme, conforme prevê a lei". A medida, segundo Cassandra, embora em vigor, só passa a valer a partir da próxima renovação dos planos de segurança pelas agências, o que varia para cada instituição financeira. Segundo a Febraban, "os bancos estão tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança de clientes e usuários, assim como a preservação das dependências dos caixas automáticos, respeitando a decisão da comissão".

Fonte: Jornal da tarde, da Agência O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário