terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Sancionado Adicional de Periculosidade para Vigilantes



Presidente Dilma Rousseff sanciona adicional de periculosidade para vigilantes

A Presidente Dilma Rousseff sancionou no dia 08 de dezembro de 2012 a Lei 12740/2012 que dispõe sobre o adicional de periculosidade para os vigilantes.

A partir de agora será instituído o risco de vida, um adicional de 30% sobre o salário dos vigilantes por periculosidade, em virtude da exposição da categoria a roubos ou outras espécies de violência física. O Ato foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (10). O texto de lei altera o art. 193 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, a fim de redefinir os critérios para caracterização das atividades ou operações perigosas, e revoga a Lei nº 7.369, de 20 de setembro de 1985.

Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, porém aguarda regulamentação no Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira a lei na íntegra aqui.

26 comentários:

  1. a partir de quando iremos receber o adicinal de 30 por cento riscos.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho com um grupo de vigilantes patrimonial em um condominio horizontal chamado" vigilante organico" por sua vez e sindicalizado em um sindicato do comercio na cidade de brumadinho. GOSTARIA DE SABER SE NOS TEMOS O DIREITO DE RECEBER ESSES 30% DE PERICULOSIDADE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver na carteira de trabalho como vigilante tem direito.

      Excluir
    2. com certeza parceiro se estiver registrado como vigilante tem sim, mas é 30% do piso da categoria e não do q vc ganha, se vc ganha mais q o piso, tbm trbalho orgânico e é assim q eles reajustão

      Excluir
  3. até que em fim. ja tava na hora, depois de tantos anos de luta consequimos. valew dilmao.

    ResponderExcluir
  4. ESSA NOVA LEI É DIRECIONADA A TODO VIGILANTE PATRIMONIAL, DESDE QUE CONSTE INSCRITO NA POLICIA FEDERAL COMO VIGILANTE E TENHA O REGISTRO NA CARTEIRA COMO VIGILANTE. DIREITO LIQUIDO E CERTO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. idependente se for vigilante organico?

      Excluir
    2. A Lei ja foi sancionada pela presidenta, agora vc tem que ir até seu sindicato e pedir para que eles entrem em contato com ministerio do trabalho para fazer valer realmente.
      PRESSIONEM SEUS SINDICATOS...

      Excluir
  5. AS EMPRESAS DE SEGURANÇA DIZ QUE NAO TEM COMO PAGA O ADICIONAL DE 30%,TEM SIM E SO ALMENTA O VALOR DO CONTRATO COM AS EMPRSAS EM QUE PRESTA SERVIÇO.E UMA VERGONHAS AS EMPRESAS DE SEGURANÇA NO BRASIL SO QUEREM LUCRA NAS COSTA DE SEUS FUNCIONARIOS.

    ResponderExcluir
  6. As empresa querendo ou nao vai te q pagar se viram so q lucra na nossas costa

    ResponderExcluir
  7. quando vai entrar em vigor para recebermos o aumento.

    ResponderExcluir
  8. Ja stava na hora dos vampiros pararem de sugar agente

    ResponderExcluir
  9. Só tá faltando nivelar o salário base para todos os estados,ex:quanto é o salário base no sul do país? E aí no sudeste? Por que aqui em alagoas é R$ 629.38,e o vale alimentação é de R$ 5,00 o dia,isso é uma vergonha,não desmerecendo a categoria,o pessoal da limpeza tá recebendo um pouco mais de vale alimentação,detalhe isso é em uma agência bancária.

    ResponderExcluir
  10. Quando o Sindicato vai se manifestar,e enviar uma circular para as empresas de seurança,avisando o aumento real.As empresas estão alegando que o sindicato não repassou as informações e por isso não sabem informar os valores do aumento,vergonha.

    ResponderExcluir
  11. quem recebe o valor de 1.107,00 na carteira tem o direito dos 30% sendo que a empresa não paaga nenhum beneficio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lei 12740/2012 beneficia todos os funcionários registrados como Vigilante em empresas especializadas em serviços de segurança ou Orgânicas.

      Excluir
  12. Sou de Rondonia por aki digo a empresa q eu trabalho recebe por volta de 8 mil por vigilante e querem pagar uma merreca pra gente salario base 817,00. Recebem tanto e kerem pagar tao pouco e ainda ao pagam o salario atrasados isso e foda poderiam nos valorizar um pokon mais

    ResponderExcluir
  13. Ja foi regulamentado pela Ministerio do trabalho?

    ResponderExcluir
  14. As empresas de segurança não são corretas em relação aos direitos dos vigs,mas cobrar elas cobram e muito.Por isso que,se não pagarem os 30% ,a maioria dos vigs vão virar"tranqueiras",não vão estar nem ai pra porra nenhuma!

    ResponderExcluir
  15. Não querem cumprir a lei,não querem pagar o que é direito ao vigilante,mas cobrar serviços a empresa cobra.Por isso que,se não pagarem os 30%,a maioria dos vigs vão virar"tranqueiras,não vão estar nem ai pra nada.Acho justo:a empresa não está sendo correta,o vig não trabalha correto.

    ResponderExcluir
  16. meu nome é vando trabalho de vigilante de monitoramento e recebo 5%sobre o piso de vigão , gostaria de saber é somente 5%ou mais outra questão é a sala que trabalho a iluminação é permanente isto pode ou a luz tem que ser reduzida ;sera que vamos receber os 30% ou não mais ia como fica nossa presidenta não assinou vamos receber ou não

    ResponderExcluir
  17. Vamos tentar entender esta coisa de periculosidade.

    O cnae ( na NR 4)diz que esta atividade é uma atividade de grau de risco 3 ( aqui cabe uma discussao sobreo direito a aposentadoria especial , vide tb o conteudo do inteiro teor que a senadora vanessa aduziu ao a sua justificativa), por isto as empresas tem que pagar um porcentual a mais para a previdencia ( a previdencia nao faz distincao se o cara é armado ou nao ela quer é receber, portanto no principio do direito quem cobra por algo , tem que dar a contrapartida). isto nao é atoa, ate porque alei diz que seguranca e vigilante devem ter o seguro de vida conforme a resolucao da susep ou voces acham que isto foi colocado de graça...
    Quanto a clt. E a nova lei conversando com um jurista da are do trabalho e criminal) me disse ele, esta lei tem um monte de falhas ate de inconstitucionalidade, mas vamos nos ater ao pratico.
    O legislativo , quer dizer camara e senado , nao podem fazer uma lei e dizer pra o executivo(( aqui a Presidencia e o ministerio seja qual for do trabalho do desemprego ou do emprego ou mesmo o min do planejamento)) ira regular, pois é o legislativo que faz a lei, nunca poderia ter esta tal regulamentacao , vejamos, o artigo da clt diz que os sindicatos podem contratar ou solicitar a drt para caracteriar o local , onde ha periculosidade... assim por mais de 50 anos esta porcaria de MTE nunca fez nada a nao ser gastar nosso impostos , pois ate o papel higienico que eles usam sai de nosso lombo , identico a empresarios de seguranca so repassar alem de ganhar rios de grana na nossa costa , no popular sao uns vampiros inuteis.
    A lei diz que esses profissoes farao direito a periculosidade, e la na NR 16 ja tem o valor de 30 %, é só colocar as profissoesno quadro, nao tem outra discussao , ou lenga, lenga... a lei inseriu as profissoes no quadro da NR 16, nao tem que ficar discutindo picuinha..o que seria regulamentacao , dizer que vai receber só o cidadao que usa arma? Isto é ir contra o principio da lei 7102 que diz que o cidadao para ser seguranca tem que fazer o curso e esta obrigado a treinar com arma , lei nao diz que o cara poderá ser treinado sem aprender a manusear armas de fogo, o uso da arma esta diretamente a necessidade maior ou menor de risco de invasao de criminosos, mas este esta habilitado a todo tempo pra fazer uso da arma , ate mesmo na recicalgem obrigatoria pela lei tem que re-treinar com arma .Depois uma tal portaria nao pode passar por cima da lei , na hierarquia das regras , uma portaria esta abaixo da lei.. e ai meu amigo... Nao ha na lei obrigacao de ser publicado um decreto lei e muito menos , portaria para regular.
    Como nao precisou de nada disto quando o lula assinou a lei do bombeiro civil , que naquela lei nem diz quanto tempo o bombeiro tera que ser treinado para exercer a profissao!!! E ai alei dos bombeiros é a lei 11901/ de 12/01/2009 em seu artigo 6 item III esta a periculosidade de 30 % e nao precisou nada, e ai , os vigilantes, que tem obrigacao de lei de ter diversos requisitos e registros na policia federal, tambem o antigo registro na tal DRT, fazer cursos com regras da PF e reciclegam e cnv , querem mais o que do peao?? Ta de brincadeira esses caras, e burocratas de gabinetes..
    Uma obs : importante tem muito sindicato que tem colocado nas clausulas, o seguro de vida com base no piso a Resolucao da SUSEP, fala de remuneracao , o que é bem diferente de piso, preste atencao nisto , poistm muita familia de vigilante que morreu e as empresas dao o golpe e paga so com base no piso .
    A Resolucao é a n, 5 de de 10 de julho de 1984.

    ResponderExcluir
  18. ARMAS``
    Quando há interesse.?!
    Circula no meio sindical dos vigilantes , a ideia e propostas para que normatização da periculosidade criado pela Lei 12720, de 2012.Seja diferenciada para os usuários de arma ou não.
    Quando ha interesse em vender a mão de obra do vigilante ou segurança eles(os empresários) vendem e cobram como se todos estivessem usando arma e colete , a pergunta é você já viu vigilante com diferença de salario para quando esta armado e colete?
    Este serviço quando vendido para o setor publico nos três níveis de governo , união ,estado e município poderá haver a amortização dos custos desses apetrechos , mas depende muito da planilha de custo que poucos fiscalizam , principalmente quando se trata de pregão eletrônico, pois tudo fica nas mãos de um só .

    No serviço privados , como shopping, contabilidade, boate, supermercados e outros estabelecimentos privados nunca dão os devidos desconto aos clientes, também eles nunca são explicados a diminuição dos custos operacionais, que não existirão, sem o uso de armas e outros apetrechos.


    `ARMAS 2``-
    Se o conceito de armas esta confuso para muitos a pergunta é?
    Pistola taser é arma de fogo?
    Nesta lista ha mais irregulares, é a TONFA que até esta na portaria da PF, mas como não tem curso definido , para treinar os trabalhador , portanto seu uso é irregular. Vide os BO os boletins de ocorrência que caracteriza como uso indevido de armas e constrangimento ilegal por uso indevido de armas , para as quais nao estão habilitados ao uso .Que diversos vigilantes e seguranças aqui no estado tem tido esta informação ao ser levado a uma delegacia de policia .
    CPTM e METRO..
    Nessas duas áreas de transportes, existem hoje mais de 2000(dois mil) isto aqui na cidade de São Paulo esses trabalhadores que hoje utilizam esses equipamentos como a tonfa bem como coletes à prova de balas bem contraditório, pois se a discussão , é o uso de colete é obrigatório para quem usa armas , e ai??? Como fica esta condição para a dita nova normatização na hora da regulamentação que se encontra em audiência publica no MTE. Como ficará cara pálida ????

    COLETE É MESMO À PROVA DE BALAS?.
    Bem é a prova de balas , mas em muitos crimes o criminoso usam estilete ou qualquer dispositivo pontiagudo, pois esses coletes não protege contra faca, peixeira ou outra arma dita branca.
    Colete tem duas especificações, pois ha colete a prova de balas e outro que protege contra bala e faca, chamado de colete de MULTI-AMEAÇA, esses colete são comprados pela FEBEM , NOME NOVO DE FUNDACAO CASA. Esta compra não é para vigilantes e sim para os funcionários da instituição, o mesmo acontece com a CPTM, que também compra para os funcionários , mas que nas licitações não fazem a mesma exigência nas licitações. Não se esqueçam que o que estado gasta sai de meu bolso.


    PERIGO, OU NAO, OU + OU -.
    Tem muita gente que acha que vigilante sem colete e sem o uso de arma, também correm menos risco.
    Pergunte ao criminoso. Pois qualquer um que atravesse ou atrapalha o pseudo serviço do criminoso .O criminoso que percebe que o tal segurança não tem nada que atrapalhe o que ele vem fazer é fácil fazer do vigilante um alvo fácil.
    Ninguém abre um posto de trabalho para segurança , a não ser que seja preciso, do contrario colocaria qualquer um sem a devida responsabilidade de um profissional..

    ResponderExcluir
  19. trabalhei na irmã Dulce como agente de portaria .e na co contratação eles ixigirao o curso de vigilante atualizado .temos direito aos 30 por cento.e eles não atualizao o curso

    ResponderExcluir